quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

PROJETO MINHA CIDADE É MARAVILHOSA - 1o ANO

PROJETO: “MINHA CIDADE É MARAVILHOSA”                
TURMAS: PERÍODO INICIAL DO 1º CICLO (1101 / 1102)
1ª Etapa: Trabalhar a música “Cidade Maravilhosa”?
·         Perguntar aos alunos suas músicas preferidas ( Listar)
·         Perguntar aos alunos seus cantores preferidos ( Listar)
·         Marcar as preferências repetidas;
·         Apresentar a música “Cidade Maravilhosa” e cantar com os alunos;
·         Fazer a leitura acompanhada da letra da música;
·         Sondar quem já ouviu a música. Fazer uma comparação das quantidades ( + e - )
·         Reescrever uma estrofe da música e mostrar: que se escreve da esquerda para a direita; de cima para baixo; dando espaço entre as palavras; Montar novamente uma estrofe recortada.
·         Mostrar as unidades: frase, palavras, sílabas e letras.
·         Trabalhar a letra C de cidade. Listar outras palavras que se iniciam com a letra C.
·         Fazer várias atividades trabalhando a letra C.
·         Escrever o nome da cidade: Rio de Janeiro. Trabalhar a letra R ( alfabetário, diversas atividades)
                    
2ª Etapa: Conhecer sua cidade

·         Apresentar os locais da cidade através de figuras de pontos turísticos.
·         Nomear cada figura: - Pão de açúcar, - Corcovado, -Praias, -Lagoa, -Engenhão, -Maracanã, - Ponte Rio-Niterói,etc.
·         Com as figuras fazer:
-quebra-cabeças;
-escrever o nome da figura;
-desenhar o local;
-escrever outras palavras que se iniciem com a mesma letra (P- Pão de açúcar, Ponte, Praias/ M – Maracanã/      L – Lagoa/ E- Engenhão ).

3ª Etapa: Conhecer os times de futebol de sua cidade

·         Com a figura do Maracanã: Letra M (trabalhar a letra M, alfabetário, diversas atividades)
- Pra que serve?
- Quem conhece? Comparar quantidades.
·         Listar os times de futebol mais conhecidos da cidade do Rio de Janeiro;
·         Montar um gráfico dos times dos alunos. Comparar quantidades;
·         Desenhar os escudos dos times listados
·         Listar e representar as cores (Painel das cores dos times)
·         Criar dominós com os nomes dos clubes e seus escudos.
·         Falar sobre as regras de um jogo, o que é necessário para se jogar (jogadores, árbitro, bola, cartões, etc)
·         Falar sobre a seleção brasileira (camisa, cores, significados);
·         Como se joga futebol? Bola. Letra B;
·         Bolas diferentes para cada tipo de jogo: - bola de gude, - Bola de meia, -Bola de ping-pong, -Bola de futebol, -Bola de basquete, -Bola de vôlei ( comparar tamanhos e pesos, ordenar da menor para a maior).
·         Culminância:  exposição das atividades realizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário