quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

PROJETO IDENTIDADE - ED. INFANTIL

PROJETO IDENTIDADE
TEMPO DE DURAÇÃO:  ~3 MESES
1º-SUBPROJETO: EU
Justificativa: É por meio do conhecimento de quem somos, de onde viemos, a que grupo pertencemos, que formamos nossa identidade, reconhecendo-nos como seres-humanos, com habilidades e limitações.
Objetivos:
·         Valorizar a vida. A sua e a dos demais;
·         Compreender seu papel na sociedade, agindo com atitudes de cooperação, amizade e respeito;
·         Reconhecer seu nome e identificar a primeira letra
Desenvolvimento:
            A partir da leitura do livro “A gente pode/ A gente não pode”. Diálogo sobre o que é legal e o que não é legal de se fazer. Confeccionar desenhos que representem coisas legais e não legais e montar fichas “positivas” ( abraçar, beijar, brincar, emprestar,etc.) e “negativas” (xingar, bater, morder, desobedecer, etc.).
            Cada um tem um nome. Somos todos importantes. Pesquisar com a família quem escolheu seu nome e por que. Cada um segura seu nome da chamadinha. Observa-o bem. Agora embaralhamos tudo e vamos procurar o nome no meio dos outros. Confeccionar o quebra-cabeça dos nomes. Monte o seu e cole na folha. Agora desenhe quem é. Observar a primeira letra e trabalhar nela (colagem, desenho, etc.).
Atividades extras: Pode-se trabalhar todas as letras dos nomes dos alunos. Fixar a primeira letra do nome da cada um. Trabalhar os números referentes a quantidade de letras. Fixar o número1 (uma letra).
2º- SUBPROJETO: MEU CORPO
Justificativa: conhecendo nosso corpo como um todo é que percebemos as diferenças pessoais, nossas limitações e do que precisamos para uma vida saudável.
Objetivos:
·         Perceber o próprio corpo, hábitos de higiene e cuidados com a saúde;
·         Perceber o desenvolvimento humano: bebê, criança, jovem, adulto, idoso.
·         Desenvolver a coordenação motora, noções de espaço, lateralidade, equilíbrio, esquema corporal, ritmo e atenção.
·         Reconhecer a importância e as funções dos órgãos dos sentidos;
·         Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida e a dos demais;
·         Conhecer alimentos suas utilidades e características;
·         Valorizar a alimentação saudável para melhor qualidade de vida.
Desenvolvimento:
            Através de brincadeiras e músicas trabalhar o corpo e destacar as partes. Desenhar a silhueta de um aluno e com a turma completar as partes e nomeá-las. Verificar e comparar pesos ( leve e pesado) e alturas (alto e baixo)entre os alunos. Conversar sobre a higiene corporal para a nossa saúde. Observar e nomear objetos de higiene (caixa da higiene- escova, pente, pasta, sabonete, toalha, cotonete, tesourinha, papel higiênico, etc). brincar de mímica da higiene. Conversar sobre os órgãos internos (pulmão- respiração, soprar, etc. e coração- ouvir as batidas com o estetoscópio) e a importância dos mesmos. Conversar sobre os órgãos externos (órgãos do sentido). Através de brincadeiras, descobrir os órgãos dos sentidos e suas utilidades. Montar o painel dos sentidos com figuras trazidas pelos alunos. Tato- diferentes texturas, temperaturas (caixa surpresa). Visão- Como é o olho? Utilizar o espelho. Brincadeira dos olhos vendados. Audição- examinar as orelhas, cochichar (telefone sem fio), instrumentos (chacoalhar caixas com diferentes sons). Olfato- observar o nariz. Diferentes cheiros (bons e ruins). Paladar- Observar a boca (dentes, lábios, língua) diferentes gostos (doce, salgado, azedo, etc).
            Observar-se no espelho: como eu sou? E como eu era antes: um bebê. Perceber o quanto mudamos com o passar do tempo. Trabalhar a linha do tempo do nosso desenvolvimento, com figuras e histórias em seqüência.
            Para se trabalhar as diferenças entre as pessoas, utilizamos o livro “Menina bonita do laço de fita”. Percebemos as diferentes etnias. Desenhamos-nos como somos. Expomos as nossas “fotografias”.Assim, todos, indiferentemente de como somos, precisamos nos alimentar bem para termos uma vida saudável. Destacar alimentos de que gostamos e listar o que é saudável e o que não é. Pesquisar frutas, legumes e verduras e observá-los, percebendo seus aspectos (casca- liso, áspero- polpa- diversas cores, semente- diferentes tamanhos). Trabalhar a higiene dos alimentos para termos uma vida saudável. Partilhar frutas trazidas pelos alunos. Observar suas sementes e conhecer sua utilidade (dar origem a novas plantas). Podem-se plantar algumas sementes. Montar o gráfico da merenda escolar ( alimentos mais consumidos pelos alunos). Observar, comparar e numerar.
Atividades extras: pode-se trabalhar a letra E de escova, letra C de coração, O de olho, orelha, B de boca, banana. Cor: vermelha (coração), amarelo (banana). Numeral 2 (duas orelhas, dois olhos).Pode-se confeccionar bonecos que passarão a visitar a casa da scrianças. O registro da visita pode ser feito em um livro ilustrado pelas crianças.

3º- SUBPROJETO: MINHA FAMÍLIA E MINHA CASA
Justificativa: Percebendo-se como indivíduo pertencente a um meio familiar, com diferentes características, podemos nos situar melhor no mundo.
Objetivos:
·         Diferenciar as diferentes formações familiares e os membros que a compõe;
·         Respeitar e valorizar sua família, seu lar e suas diferenças;
·         Identificar tipos de moradia e diferentes formas de construções;
·         Identificar diferentes formas geométricas relacionadas às moradias;
·         Reconhecer partes da casa (dentro/fora);
·         Localizar sua moradia no espaço físico (bairro/ perto ou longe).
Desenvolvimento:
            Contar a história “....” e dialogar sobre a família da personagem. Quem faz parte desta família? E a nossa família? Como é? Nomear e dar as funções de cada um. Montar o painel da família com fotos trazidas pelos alunos. Apresentar diferentes formações familiares e a importância de cada uma delas.
A partir da música “Quem mora?” de Maria Mazzetti,  e da história “os três porquinhos” conversar sobre a nossa casa. E onde a nossa família mora? Como é a nossa casa? Todas as casas são iguais. Pesquisar diferentes tipos de habitação. O que tem na casa? (dentro e fora). Colar figuras de objetos dentro e fora da casa (ex: sofá:dentro, carro: fora, etc). trabalhar a higiene da casa. Falar sobre a importância da limpeza (lavar louças, varrer, arrumar a cama). Utilizar formas geométricas para montar uma casa (quadrado, triangulo).
Atividades extras: Pode-se trabalhar a letra F de família, C de casa, M de mãe, P de pai. Diferentes formas geométricas. O numero 3( três porquinhos).

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA:
·         Livro “ A gente pode/ a gente não pode”
·         Livro: “Menina bonita do laço de fita”
·         Livro “dentro/ fora”
·         Música: Quem mora? De Maria Mazzetti
·         Música: A formiguinha
·         Música: Vem que eu vou te ensinar. Xuxa.
·         Música: Minha boneca de lata.
·         Livro: os três porquinhos

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