quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

PROJETO MEU AMIGO PEIXE - ED. INFANTIL

PROJETO: MEU AMIGO PEIXE
Objetivos:
·         Perceber as características do peixe. Como é o seu corpo (escamas, rabo, nadadeiras) e  destacar para quê serve cada parte;
·         Diferenciar o animal de nós, humanos (corpo, respiração);
·         Identificar as utilidades da água e sua importância;
·         Desenvolver hábitos de preservação ambiental;
·         Identificar animais que vivam em ambientes aquáticos;Z
·         Desenvolver o cuidado e o respeito pelos animais.
Desenvolvimento:
                Levar os alunos a descobrirem através de adivinhações o amigo que virá nos visitar hoje ( ele gosta de água, de nadar, é pequeno, não tem braços nem pernas...) apresentar o aquário com o peixinho. Observar o corpo do peixe, suas cores, conversar sobre onde ele vive, do que necessita para viver, o que ele come. Alimentá-lo (explicar a necessidade e a quantidade de comida). Explicar os diferentes tipos de peixe (tamanhos, água salgada, água doce, os que podemos comer). Trabalhar o corpo do peixe (escamas- utilizar paetês em colagem representando as escamas). Confeccionar dobradura do peixe com a turma. Colar e desenhar a paisagem em que ele se encontra. Conversar sobre a utilidade dos peixes (nossa alimentação). Conhecer o nome do peixe, identificando sua primeira letra - P . Cantar a música “Ah, se eu fosse um peixinho”. Fazer desenhos sombreados com peixe. Contar o numero de letras no nome PEIXE- 5, e trabalhar o numeral. Confeccionar peixinhos e pôr no palito montando fantoches. Conversar sobre o lugar onde o peixe vive (água). Identificar as utilidades da água, montando, assim, um livrinho ( beber, tomar banho, lavar o carro, lavar as mãos, etc). Explicar a importância da água limpa para nós e para os peixes (poluição dos rios, mares).  Montar o painel: água suja/ água limpa. Conversar sobre outros animais que vivem na água. Com figura trazidas pelos alunos, montar o mural dos animais aquáticos.
O peixinho nos acompanhará durante o ano. Não esquecer de dar um nome a ele, alimentá-lo todos os dias e limpar semanalmente seu aquário.

2 comentários:

  1. amei vou aproveitar com meus alunos obrigada ! pode deixar direi que o projeto é seu bjos

    ResponderExcluir
  2. amei vou aproveitar com meus alunos obrigada ! pode deixar direi que o projeto é seu bjos

    ResponderExcluir