quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

PROJETO VOLTA ÀS AULAS

PROJETO VOLTA AS AULAS – EDUCAÇÃO INFANTIL

Ø  PODE SER UTILIZADO DURANTE O PERÍODO DE ADAPTAÇÃO.

OBJETIVOS:
·         Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
·         Despertar o gosto pela escola;
·         Promover atividades lúdicas de conhecimento das dependências e pessoas que trabalham na escola;
·         Conhecer os direitos e deveres de alunos, professores e demais funcionários.

1º dia:
·         Acolhida e apresentação do professor e dos alunos;
·         Colocar o crachá de identificação dos alunos;
·         Conhecendo a sala de aula e seus cantinhos;
·         Conhecendo a escola: banheiro, refeitório e funcionários.
·         Atividades diversificadas: modelagem com massinha, pintura, blocos de encaixe, construção com blocos de madeira, desenho livre com giz de cera, caixa de brinquedos, casinha da boneca.
·         Apresentação das músicas da rotina;
·         Avaliação do dia e preparação para a saída.

2º dia:
·         Acolhida, rodinha, apresentação dos alunos e professora e exploração dos cartazes da sala de aula;
·         Passeando novamente pela escola para reforçar conhecimento: banheiro, refeitório e funcionários.
·         Atividades diversificadas: modelagem com massinha, pintura, blocos de encaixe, construção com blocos de madeira, desenho livre com giz de cera, caixa de brinquedos, casinha da boneca.
·         Momento de cantar: sentar-se em rodinha para cantar músicas conhecidas:





·         Avaliação do dia e preparação para a saída.

3º dia:
·         Atividades iniciais de rotina: rodinha (bom dia, observação do tempo, calendário,  oração, chamadinha, hora da novidade);
·         Dinâmica para fixação dos nomes dos alunos ( escolher a que melhor se adapte a sua turma);
·         Conversa sobre a escola, suas dependências e funções;
·         Confecção de dobradura da escola e construa um cartaz:



·         Conhecendo a escola: o pátio, o parquinho, sala de leitura;
·         Avaliação do dia e preparação para a saída.

4º dia:
·         Rodinha e exploração dos cartazes da sala de aula, oração do dia ( o aluno que desejar agradecer algo, pode fazê-lo);
·         Chamadinha ( promover brincadeiras com as fichas dos nomes);
·         Hora da novidade (leve os alunos ao pátio e promova brincadeiras folclóricas);
·         Construção do cartaz da HORA DA NOVIDADE: desenhos dos alunos;
·         Atividades diversificadas: modelagem com massinha, pintura, blocos de encaixe, construção com blocos de madeira, desenho livre com giz de cera, caixa de brinquedos, casinha da boneca.
·         Avaliação do dia e preparação para a saída.

5º dia:
·         Rodinha e exploração dos cartazes da sala de aula ( cante músicas que façam esse momento ser mais prazeroso);
·         Chamadinha ( explore a letra inicial do nome dos alunos);
·         Hora da novidade ( permita que os alunos falem suas novidades. Não esqueça de mediar os aspectos positivos e negativos na conversa);
·         Roda de leitura: usar fantoche
·         Confecção de fantoche com os alunos:


 ( use saquinho de pipoca e as partes cortadas em cartolina).
·         Atividades diversificadas: modelagem com massinha, pintura, blocos de encaixe, construção com blocos de madeira, desenho livre com giz de cera, caixa de brinquedos, casinha da boneca.
·         Avaliação do dia e preparação para a saída.

6º dia:
·         Rodinha e exploração dos cartazes da sala de aula. Chamadinha explorando a letra inicial do nome dos alunos.
·         Distribua uma folha contendo a letra inicial de cada aluno para que possam enfeitar como quiserem: giz, lápis de cor, papel picado. Monte um painel para exposição das atividades;
·         Atividades diversificadas: modelagem com massinha, pintura, blocos de encaixe, construção com blocos de madeira, desenho livre com giz de cera, caixa de brinquedos, casinha da boneca.
·         Roda de leitura: Contação livre (fantoches, somente livro, etc.)
·         Avaliação do dia e preparação para a saída.

7º dia:
·         Rodinha e exploração dos cartazes da sala de aula. Chamadinha explorando a letra inicial do nome dos alunos.
·         Atividades diversificadas: modelagem com massinha, pintura, blocos de encaixe, construção com blocos de madeira, desenho livre com giz de cera, caixa de brinquedos, casinha da boneca.
·         Festival de canções: Cantar variadas canções que os alunos conhecem.
·         Cineminha na escola: Escolha um filme de curta duração para prender a atenção dos alunos.
·         Atividade externa: Parquinho;
·         Avaliação do dia e preparação para a saída. 

ESTE PROJETO FOI RETIRADO DA INTERNET E ADAPTADO POR MIM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário