segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

LEITURA DO CALENDÁRIO

 LEITURA DO CALENDÁRIO

Trabalhar com o calendário não é somente pedir aos alunos para dizerem que dia é hoje. É um trabalho que envolve não só a compreensão de dia, semana, mês e ano.

O professor deverá levar os alunos a entenderem que:
• Cada mês faz parte de um todo que é o ano;
• Cada semana é uma fração do mês, mas também é parte do ano;
• Cada mês possui particularidades como 28, 30, 31 dias. No ano bissexto o mês de fevereiro tem 29 dias;

• O ano possui 365 ou 366 dias. Porque isso acontece;
• Um ano tem 12 meses. Qual o nome destes meses;
• Quantos dias tem uma semana? Que dia a semana começa e que dia ela termina?
• Hoje é dia X que dia da semana será daqui a 7 dias, etc.
• Se eu marcar uma prova para dia x do mês, quantos dias faltará para chegar este dia?
• Quantos dias faltam para comemorarmos o aniversário do aluno X?
• Verificar a presença de símbolos no calendário e o seu significado.

O professor não deve levar o calendário pronto para a sala de aula, o ideal é que ele seja montado junto com os alunos a cada início de mês.
Durante esse trabalho é uma boa oportunidade para levar o aluno a refletir sobre questões de futuro, presente e passado, mostrando que o calendário organiza toda a nossa vida assim como nos orientamos no tempo através do relógio.

O professor também pode usar este momento para construir com a turma uma agenda de aniversariantes de cada mês.


Um comentário: