PROJETO VOLTA AS AULAS – EDUCAÇÃO INFANTIL
Ø PODE SER UTILIZADO DURANTE O PERÍODO DE ADAPTAÇÃO.
OBJETIVOS:
· Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
· Despertar o gosto pela escola;
· Promover atividades lúdicas de conhecimento das dependências e pessoas que trabalham na escola;
· Conhecer os direitos e deveres de alunos, professores e demais funcionários.
1º dia:
· Acolhida e apresentação do professor e dos alunos;
· Colocar o crachá de identificação dos alunos;
· Conhecendo a sala de aula e seus cantinhos;
· Conhecendo a escola: banheiro, refeitório e funcionários.
· Atividades diversificadas: modelagem com massinha, pintura, blocos de encaixe, construção com blocos de madeira, desenho livre com giz de cera, caixa de brinquedos, casinha da boneca.
· Apresentação das músicas da rotina;
· Avaliação do dia e preparação para a saída.
2º dia:
· Acolhida, rodinha, apresentação dos alunos e professora e exploração dos cartazes da sala de aula;
· Passeando novamente pela escola para reforçar conhecimento: banheiro, refeitório e funcionários.
· Atividades diversificadas: modelagem com massinha, pintura, blocos de encaixe, construção com blocos de madeira, desenho livre com giz de cera, caixa de brinquedos, casinha da boneca.
· Momento de cantar: sentar-se em rodinha para cantar músicas conhecidas:
· Avaliação do dia e preparação para a saída.
3º dia:
· Atividades iniciais de rotina: rodinha (bom dia, observação do tempo, calendário, oração, chamadinha, hora da novidade);
· Dinâmica para fixação dos nomes dos alunos ( escolher a que melhor se adapte a sua turma);
· Conversa sobre a escola, suas dependências e funções;
· Confecção de dobradura da escola e construa um cartaz:
· Conhecendo a escola: o pátio, o parquinho, sala de leitura;
· Avaliação do dia e preparação para a saída.
4º dia:
· Rodinha e exploração dos cartazes da sala de aula, oração do dia ( o aluno que desejar agradecer algo, pode fazê-lo);
· Chamadinha ( promover brincadeiras com as fichas dos nomes);
· Hora da novidade (leve os alunos ao pátio e promova brincadeiras folclóricas);
· Construção do cartaz da HORA DA NOVIDADE: desenhos dos alunos;
· Atividades diversificadas: modelagem com massinha, pintura, blocos de encaixe, construção com blocos de madeira, desenho livre com giz de cera, caixa de brinquedos, casinha da boneca.
· Avaliação do dia e preparação para a saída.
5º dia:
· Rodinha e exploração dos cartazes da sala de aula ( cante músicas que façam esse momento ser mais prazeroso);
· Chamadinha ( explore a letra inicial do nome dos alunos);
· Hora da novidade ( permita que os alunos falem suas novidades. Não esqueça de mediar os aspectos positivos e negativos na conversa);
· Roda de leitura: usar fantoche
· Confecção de fantoche com os alunos:
( use saquinho de pipoca e as partes cortadas em cartolina).
· Atividades diversificadas: modelagem com massinha, pintura, blocos de encaixe, construção com blocos de madeira, desenho livre com giz de cera, caixa de brinquedos, casinha da boneca.
· Avaliação do dia e preparação para a saída.
6º dia:
· Rodinha e exploração dos cartazes da sala de aula. Chamadinha explorando a letra inicial do nome dos alunos.
· Distribua uma folha contendo a letra inicial de cada aluno para que possam enfeitar como quiserem: giz, lápis de cor, papel picado. Monte um painel para exposição das atividades;
· Atividades diversificadas: modelagem com massinha, pintura, blocos de encaixe, construção com blocos de madeira, desenho livre com giz de cera, caixa de brinquedos, casinha da boneca.
· Roda de leitura: Contação livre (fantoches, somente livro, etc.)
· Avaliação do dia e preparação para a saída.
7º dia:
· Rodinha e exploração dos cartazes da sala de aula. Chamadinha explorando a letra inicial do nome dos alunos.
· Atividades diversificadas: modelagem com massinha, pintura, blocos de encaixe, construção com blocos de madeira, desenho livre com giz de cera, caixa de brinquedos, casinha da boneca.
· Festival de canções: Cantar variadas canções que os alunos conhecem.
· Cineminha na escola: Escolha um filme de curta duração para prender a atenção dos alunos.
· Atividade externa: Parquinho;
· Avaliação do dia e preparação para a saída.
ESTE PROJETO FOI RETIRADO DA INTERNET E ADAPTADO POR MIM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário