terça-feira, 1 de março de 2011

PROJETO COMPARANDO DIFERENTES HISTÓRIAS (ALFABETIZAÇÃO)

PROJETO: “COMPARANDO HISTÓRIAS: QUE LOBO É ESSE?”
PERÍODO: (aprox. 2 semanas)

·         Histórias:
o     - Chapeuzinho Vermelho.
o       - Os três porquinhos.
o       - Os três lobinhos e o porco mau.
o       -A verdadeira história do lobo.

·         A cada história contada levantar aspectos do lobo, comparando as diferentes histórias ( montar um painel com as características do lobo em cada história).

·         Dobradura do lobo + frases elaboradas pelos alunos sobre o lobo.

·         Trabalhar cada sílaba de LOBO separadamente, pesquisando palavras que comecem com as letras L e B.

·         Introdução dos artigos masculinos e femininos ( O e A ) antes das palavras trabalhadas.

·         Apresentar as características do lobo (montar um painel com as qualidades pesquisadas: bom, mau, grande, feio,...)

·         Pesquisar ações realizadas pelo lobo (montar um painel com as ações: corre, come, pula, bebe, foge, anda, fala, veste,...)

·         Utilizar as características e as ações, montando frases.

·         Trabalhar o lobo como animal: - selvagem (pesquisar animais selvagens e domésticos)
- 4 patas (outros animais com 4 patas e com 2 patas)
- pelos (cobertura do corpo dos animais: pelos, penas e escamas)

·         Pesquisar as letras: V ( vermelho), D ( doméstico ) e S ( selvagem ). (alfabetário)

ALFABETIZAÇÃO

PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO
ETAPAS:
1ª- TEMA
Produção de um tema pelas crianças, a partir de situações criadas ou surgidas espontaneamente.
2ª- FRASE OU PALAVRA-CHAVE
Escolha da frase e palavra-chave a ser trabalhada
3ª- REGISTRO DA FRASE NO QUADRO
Registrar a frase escolhida no quadro
4ª- LEITURA
Leitura natural, isto é, como se fala. Reconhecimento da palavra e do período:
·         Espaço em branco entre as palavras;
·         Oração, palavras e letras;
·         Ponto final indicando o término do período.
Exemplo: “O MACACO BOTA O CHAPÉU NA CABEÇA.”
a)Quantas palavras temos nesta frase?                                  c) Qual a palavra menor? Por quê?
b)Qual a palavra maior? Por quê?                                d) Que sinal aparece no final? Pra quê serve?
5ª- ANÁLISE E MUDANÇAS NA FRASE
Análise da frase como um todo, através da leitura. Permitir mudanças na frase:


·         Substituir;
·         Expandir;
·         Arrumar em nova ordem;
·         Perceber diferenças de sentido;
·         Produzir novos significados;
·         Identificar os elementos.


Exemplo: “O LUCAS LAVA O CABELO NA ÁGUA DA BICA.”
·         Interrogação: Um aluno pergunta ao outro.
O que mudou na frase? qual a diferença? ( escrever no quadro as duas frases)
·         Negação: O Lucas não lava o cabelo na água da bica.
Observar a mudança.
·         Identificação dos constituintes da oração:
-nome: Quem lava o cabelo?
-objeto: O que o Lucas lava?
- verbo: O que o Lucas faz?
-advérbio: Em que lugar ele lava?
À medida em que os constituintes vão sendo identificados, são marcados na frase pelos alunos.
·         Substituição dos constituintes: Podemos perguntar:
-quem mais lava o cabelo? Pedro, Ana...
-o que mais o Lucas lava? O pé, a mão...
-o que mais o Lucas faz? Joga bola, estuda...
- o que mais o Lucas faz na água da bica? Bebe água, lava louça...
Onde mais vocês lavam o cabelo? No chuveiro, na pia...

·         Expansão dos constituintes:
- do sujeito: como é o Lucas? Levado, cabeludo...
Montar a nova frase com a característica inserida.
-do objeto: como é o cabelo do Lucas? Comprido, sujo
Montar a nova frase com a característica inserida.
-do  sintagma verbal: - lugar: Onde?
                                  -modo: Como?
                                  -Tempo: Quando?
·         Coordenação ou adição:
Adiç.-  “ a chuva molhou a terra” “ a chuva molhou o rio”: A chuva molhou a terra e o rio.
Coord.- “ A gata gostou da chuva” “ a Rola gostou da chuva”; A gata e a rola gostaram da chuva.

·         Encaixamento usando QUANDO: “Quer ver a foca bater palminhas, é dar a ela uma sardinha.”
-Quando a foca bate palminhas? –quando damos a ela uma sardinha.

·         Causa e efeito: Introdução do PORQUE: “ O meu cavalinho branco usava sempre tamanco. Ele vivia mancando caindo e tropeçando, então trocou o tamanco...”
-Por que o cavalinho trocou o tamanco? – o cavalinho trocou o tamanco por que vivia mancando...
(descobrir a diferença entre porque e por que.)

·         Relativização: introdução do pronome QUE: “O gato usa sapato. O gato  tem retrato no quarto”
-que gato tem retrato no quarto? O gato que usa sapato e que tem retrato no quarto.
-que palavra nova apareceu? QUE.
“Que lápis eu escondi?” – o lápis que... é da Lucia
6ª- RECONHECIMENTO DA PALAVRA-CHAVE EM NOVOS CONTEXTOS
Reconhecer a palavra-chave em novos contextos, percebendo seus outros sentidos.
a)    Coletivamente: frases produzidas pelos alunos oralmente e registradas no quadro.
b)    Individualmente: na folha de exercício



“Eu quero uma casa com janela e telhado colorido”
- o que eu quero? – uma casa ( marcar na frase )
-onde está a palavra casa? ( marcar)
Produzir outras orações com esta palavra-chave
            - fala-me mais desta casa ( a casa vai ser branca; vou colocar uma porta de ferro;)


“A mulher furou a fila” – o que a mulher fez com a fila? Furou ( marque)
“O Renato furou a massa com  dedo” – o que ele fez com o dedo? Furou (marque)
-que palavras marcamos nas duas frases? Furou – quer dizer a mesma coisa? Não

7ª – SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS
Descobrir semelhanças e diferenças visuais e auditivas entre as palavras. Trabalhar cada sílaba da palavra-chave:
BONECA        BONECA        BONECA
-Que figuras começam com a mesma sílaba destacada? Desenhar

Apresentar a palavra-chave (boneco) no quadro, marcando em cada, uma sílaba diferente.
BONECO       BONECO       BONECO
Distribuir outras palavras (ou desenhos) e pedir que coloquem no lugar correto: BOLA, NESCAU, CORREIO.


Jogo da memória com a palavra-chave: BONECA/ BONECA.  BONECA/ BONECA
Achar as palavras cujas sílabas marcadas são as mesmas.


Procurar nas palavras o mesmo pedacinho marcado: peteleco ( bate, teto, tela)
Fazer uma frase com uma das palavras do conjunto

Paradigma:  ca valo                      -escolha uma palavra e forme uma frase
                     Ca pa
                Boca



8ª –FORMAÇÃO DE NOVAS PALAVRAS
-marque a diferença entre as palavras: BONECO / BONECA  (Gênero)
-marque a diferença entre as palavras: COCO / COCA.    EU BOTO... / TENHO UMA BOTA (Novos significados)
Jogar com a mesma substituição (O por um A) em outras posições do vocábulo:
Topa/ Tapa.  
Substituir também as consoantes
Cola/ Bola
9ª – PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
Utilizar as palavras-chaves trabalhadas na criação de novas frases. Utilizar as partículas funcionais: o, a, para, com, do, da...
“ todo dia Joana toma café, pega a lata de água e vai à fila da bica”
Todo dia Joana toma......., pega........ e vai........